4.2.14

#DL - A desfrutável

Para saber mais sobre o Desafio Literário, clique aqui.

tema de janeiro: NA ESTANTE

(O pobre do livro possuía uma camada de poeira considerável, porque foi comprado numa promoção de "qualquer título por R$10" e prontamente colocado sobre a mesinha, ainda em Brasília. Moro há quase dois anos em São Paulo. Já era hora de alguém resgatá-lo!)

Pensei que Messalina - A Imperatriz Lasciva, de Siegfried Obermeier, fosse uma narrativa das incursões sexuais, aventuras, traições e escapadelas da protagonista. Sim, elas estão lá, mas em um grau menor do que se espera de uma obra que traz a lascívia já no título. Na verdade, sua condição de mulher do imperador Cláudio César toma uma grande parcela do enredo, que descreve planos e golpes de Estado (como a derrubada de Calígula) com detalhes.

arte de Victor Tchetchet (1945)

No seio do Império Romano, no qual homens e mulheres de destaque tinham amantes, desconhecidos e conhecidos, a pequena Valéria Messalina nasceu com curiosidade para o sexo. Nada demais para a época. A moça era filha mimada de um senador. O problema, pelo que conta o livro, era a falta de critério e de discrição. E as mentiras e tramoias para conseguir o que queria, na hora em que queria (do jeito que queria).

Quer dizer, num certo ponto, ela se entrega ao meretrício.
E resolve que quer-porque-quer um tal Gaio Sílio, homem bem casado e de vida (até então) tranquila.

São 569 páginas de muitas articulações políticas, vários capítulos dedicados à vida do Augusto Cláudio - o que são pontos positivos! - mas falta luxúria... sedução... fantasia, talvez. Às vezes o autor imprime alguma sensualidade no texto, mas logo se atém aos aspectos físicos e fisiológicos do "ato".

Sei lá. Me parece que uma mulher de sangue latino, cujo nome se tornou sinônimo de promiscuidade, devia gostar bem mais do rala-e-rola do que nosso biógrafo - historiador, alemão, homem - conseguiu ou teve coragem de transmitir. As personagens são fantásticas. Só precisam de um olhar mais caliente.

Nenhum comentário: