30.9.14

#DL - Wicked!

tema de setembro: MÚSICA

Gente louca tem dessas: em vez de pegar um livro propriamente dito, lê o script do musical "Hedwig and The Angry Inch", de John Cameron Mitchell. Para quem estava empacada na leitura de "A Mandrágora" (sim, a peça) há dois meses, terminar um libreto completo foi mais que um luxo. Porque Hedwig é mais que um luxo. Ela é luz... tome nota, Leslie Pierce!!!

Uma alemã oriental que tem uma troca de sexo mal sucedida nos anos oitenta, se muda para os Estados Unidos, é abandonada pelo marido e vira baby sitter/compositora? Hmm.

Assisti à peça com Neil Patrick Harris na Broadway em julho*, e só ele mesmo - e muito rock! - para me impedir de chapar no dia que eu estava só a capinha do Batman... Chegada há poucas horas do Hemisfério Sul, bati perna na Times Square, encarei a fila do TKTS num calor do cão, comi, fui à matinê, passei no hotel para tomar banho, botei um vestidinho e TCHA-RAN! Valeu a pena.

Não é pouca coisa não. Os prêmios Tony deste ano elegeram Hedwig como o melhor revival (o de 2013 foi "Pippin", que vi na sessão das duas), NPH o melhor ator e a melhor atriz, Lena Hall.

Yitzhak: marido, back up singer e roadie

Ah, Lena! Lena é Yitzhak, que é Krystal, que é basicamente Lena (uma menina talentosíssima) de peruca loira. Assim como Neil é Hansel, que é Hedwig, que é Tommy, que é Neil. Quase a trama de "Cambaio" outra vez: uma pessoa dentro da outra, dentro da outra. Mas a peça fala sobre muito mais.

Assim são as estrelas na vida real. Lindinhos.

Amor próprio, aceitação, igualdade, maturidade. O bis da canção "Wicked Little Town" é de arrepiar até os pelinhos mais finos das costas. E, como bônus, o libreto traz ainda trechos do Evangelho de São Tomé e de um discurso de Aristófanes. Chique.

Chiquérrimo. E recoberto em glitter.


* para os que não tiveram tempo de ver o lado trans de Barney Stinson, o ator Andrew Rannells dá vida à protagonista até o próximo dia 11 - depois disso... CORRE, MEU POVO! que o papel passa para as mãos e as plataformas douradas de Michael C. Hall (o Dexter da série de TV!!!), nas quais fica até 04 de janeiro.

Para saber mais sobre o Desafio, clique aqui.